Criado pelo Ministério de Educação (Mec) em 2004 e institucionalizado 13 de Janeiro de 2005 pela Lei n.º 11.096, sob o governo do presidente Lula, o Programa Universidade para Todos (Prouni), tem a finalidade de ingressar estudantes no ensino superior, estudantes esses com dificuldades para pagar faculdades privadas, com bolsas de 50% a 100% das mensalidades.
Como funciona
Para participar o candidato tem que atender alguns requisitos como, ter baixa renda econômica, na qual é o publico alvo, também tem que ter cursado todo o ensino médio em escola publica, ou ate ter feito o ensino médio em escola privada porem sendo bolsista da mesma, ser pessoa com deficiência e ser professor da rede publica de ensino.
O processo seletivo abre duas vezes ao ano, comumente com o começo do semestre eletivo das faculdades. A seleção leva em consideração os cursos desejados, a renda familiar per capita e a nota do Enem, na qual exige no mínimo 450 pontos da media das notas das provas e não zerando a redação.
A inscrição do Prouni é realizada em uma só etapa totalmente online e gratuita, mas precisa ser acompanhado o andamento do processo, sendo consultado pelo próprio site do programa.
Existe a famosa nota de corte, que nada mais é que a menor note necessária para conseguir a aprovação em um determinado curso. Por meio dessa nota da para ter uma noção se conseguiu ou não à tão sonhada vaga.
O Prouni destina um percentual das bolsas para pessoas com deficiência, para autodeclaras indígenas, pardas ou pretas. Porem a pessoa também precisa se enquadrar nos demais requisitos anteriores citados.
O numero de faculdades que adquirem o programa vem aumentando a cada ano, o que permitem mais entrada de pessoas no ensino superior, realizando seus sonhos de ter uma graduação e se qualificando melhor para o mercado de trabalho.