Cortando o hype: Moringa pode ser o próximo criador de milagres

Você pode não ter ouvido falar sobre a moringa ainda, mas provavelmente não demorará até que você saiba. Em 2008, foi destacada como a “planta misteriosa” nos Institutos Nacionais de Registro de Saúde por seu “potencial para ajudar a reverter múltiplos problemas ambientais importantes e suprir muitas necessidades humanas não satisfeitas”. E em 2012, Dr. Oz apresentou a planta em seu site e programa de TV como uma maneira natural de reenergizar seu dia. Atualmente, está sendo usado em “chás de desintoxicação”, como o Lyfe Tea , que, entre outras coisas, afirma eliminar gordura, melhorar o foco, ajudar na resistência física, ajudar a controlar o peso e livrar o corpo de toxinas .

 

Origens da Moringa

Originária da Índia, Paquistão, Bangladesh e Afeganistão , a moringa oleifera está ganhando mais popularidade nos EUA em 2018. Mas seus benefícios não são novidade para outras partes do globo. O NIH Record relata que a moringa é conhecida por mais de cem nomes diferentes – entre eles, “árvore da baqueta”, “árvore dos ben” e “raiz-forte” – em várias línguas ao redor do mundo. As folhas, sementes e frutas podem ser consumidas, e é muito fácil de cultivar, mesmo em áreas com solo danificado ou afetadas pela seca.

Os benefícios nutricionais

As folhas são a parte mais nutritiva, ostentando proteína, ferro, todos os aminoácidos, ” sete vezes a vitamina C das laranjas, quatro vezes o cálcio do leite e duas vezes a proteína do iogurte “, segundo o NIH. Este perfil nutricional acumulado é responsável por seu suposto “aumento de energia”. O óleo da planta pode ser usado para cozinhar e as folhas podem ser usadas para fazer chá ou um substituto do leite. A moringa também pode ser usada para purificar a água. Isso faz dele um excelente recurso em áreas onde grandes porções da população são desnutridas.

Mas o que isso significa para aqueles de nós que fazem têm acesso a água limpa e nutritivos alimentos? Estudos recentes sobre as propriedades medicinais da moringa confirmam usos que têm sido praticados há séculos, entre eles “ propriedades notáveis ​​de cicatrização de feridas, que podem ser atribuídas às atividades antibacteriana e antioxidante ”. A planta também parece ser útil na regulação de açúcares em pessoas com diabetes . Outros usos em estudo incluem proteger o fígado , aumentar a imunidade, reduzir a hipertensão e manter a pele saudável.

Possíveis efeitos colaterais

A pesquisa sugeriu que a planta é segura para uso humano , mas há efeitos colaterais potenciais para o consumo da raiz e da casca, incluindo contrações do útero, podendo causar aborto espontâneo em mulheres grávidas ou impedir a implantação de um embrião . Tomadas em grandes doses, as folhas podem ter um efeito laxante.

As advertências

A maioria dos estudos concluídos até à data foi feita em tubos de ensaio ou em animais, principalmente roedores. Ao considerar os resultados de um estudo, é importante observar que parte da planta foi usada e como foi obtida, já que diferentes partes podem ter diferentes efeitos no corpo. Uma revisão da pesquisa na Phytotherapy Research relata: “Pouco esforço para padronizar extratos e empregar extratos padronizados parece ter sido feito e, como consequência, é difícil relacionar, comparar e contrastar os resultados de um estudo com outro”.

Dicas para tomar Moringa

Porque a planta é reconhecida como um suplemento de ervas e não uma droga, não há uma dose universalmente recomendada. Algumas pesquisas sugerem 29 miligramas por quilograma de peso corporal como a dose ideal, embora isso possa diferir, dependendo dos benefícios que você está tentando ganhar ao consumi-la. É aconselhável começar com uma pequena quantidade e aumentar a dose conforme necessário (especialmente considerando o efeito laxante). Moringa também pode ser usada topicamente , para condições de pele como pé de atleta e caspa.

Normalmente, a moringa é vendida em pó ou em cápsula nos EUA, para melhorar a vida útil quando é transportada da Ásia ou da África. Também é vendido como folhas secas, que podem ser usadas para fazer chá. À medida que o interesse pela planta cresce e mais produtos moringa chegam às prateleiras das lojas, procure a forma mais pura disponível, livre de enchimentos sintéticos e limpa com água purificada.

Como com qualquer suplemento, verifique com seu médico antes de introduzir a moringa em sua dieta. Até sabermos como a moringa produz os benefícios de saúde “miraculosos” que ela alega, não saberemos com certeza o que mais ela poderia estar fazendo em humanos. Com uma dieta equilibrada e exercício moderado, não podemos esquecer que nossos corpos são milagrosos em si mesmos!