Todos os anos a vacina da gripe é modifica para ter mais efetividade no combate da doença. Todos os países contam com a vacina. No Brasil, todos os anos acontece o calendário de vacinação.
A composição da vacina da gripe de 2019-2020 será ligeiramente diferente da última temporada. Especificamente, haverá uma estirpe diferente do vírus H1N1 e uma estirpe diferente do vírus H2N3 na vacina contra a gripe desta temporada, em comparação com a da última. De acordo com o CDC, o tiro trivalente 2019-2020 conterá as seguintes estirpes do vírus da gripe:
Algumas vacinas contra a gripe vão ser adiadas este ano?
Este ano, a Organização Mundial de saúde adiou a seleção do componente H3N2 da vacina contra a gripe por cerca de um mês mais do que o habitual, o que significa que a agência fez Sua Seleção em março e não em fevereiro, de acordo com o CDC. O atraso deu aos agentes de saúde mais tempo para montior os vírus H3N2 em circulação — que estavam mudando rapidamente na época-e escolher o melhor para a vacina.
No entanto, como resultado, a entrega de algumas vacinas contra a gripe pode ser adiada este ano. Em julho, a empresa farmacêutica Sanofi Pasteur, que fabrica uma grande parte da vacina contra a gripe do país, disse que a entrega de sua vacina contra a gripe será adiada por três ou quatro semanas, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP).
A temporada 2019-2020 da gripe tem sido um pouco incomum. No início da temporada, a principal estirpe do vírus da gripe que circulava era um tipo chamado gripe B. tipicamente, a gripe B não causa tantos casos como as estirpes de gripe A (H1N1 e H3N2) e tende a aparecer mais tarde na época da gripe, não no início. De fato, a última vez que a influenza B dominou a atividade da gripe nos Estados Unidos foi durante a temporada 1992-1993 da gripe, ciência ao vivo relatada anteriormente.
No entanto, nas últimas semanas, houve um aumento nos casos de gripe causada por H1N1, sugerindo uma” segunda onda ” de atividade da gripe devido à gripe A.